Páginas

segunda-feira, 12 de julho de 2010

O CAPUCHINHO VERMELHO

Neste fim-de-semana cheguei à conclusão que a história do Capuchino vermelho além de ser uma seca é bastante enganadora e nunca ninguém reescreveu o tema na perspectiva do lobo.

Nesta história todos sabemos, desde tenra idade, que o lobo é o vilão. O que pergunto é: Mas é o vilão porquê? Um lobo é um animal, mata para sobreviver, não mata por desporto por isso onde é que aqui está a vilania?

Tanto quanto sei, o homem é o único animal que mata por diversos motivos, inclusive por desporto logo se tivesse de escolher um vilão nesta história não seria o lobo certamente.

2 comentários:

  1. "...onde é que aqui está a vilania?"

    A vilania consiste nele ter disfarçado-se em vovozinha. Enganar, como uma raposa, mas ele é um lobo, não uma raposa. A ideia é mostrar que a astúcia dos outros pode custar a vida de algumas pessoas. Terroristas, por exemplo, agem com astúcia, como lobos, disfarçados em peles de ovelhas.

    Saudações,
    Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricardo,

      E cá vai mais uma resposta com um ano de atraso.

      Thomas Hobbes no "Leviathan" dizia que o homem é um lobo para com o seu semelhante. Entendo o que ele quis dizer mas não sei se concordo com a utilização da figura do lobo.

      Efetivamente a vilania está nos métodos de dissimulação utilizados pelo bicho para ludibriar o nosso incauto capuchinho mas, tecnicamente, os lobos são diferentes das raposas e confundir um lobo com uma raposa, dá jeito na história mas os lobos não se comportam dessa maneira.

      Eliminar